Gabi da Pele Preta, Pierre, Bella Kahun, Ciel, Revoredo. Imagina esses e mais outros nomes da música contemporânea do Agreste pernambucano todos juntos! Pois é essa programação que você encontra nos dois dias de Mostra Mundaú de Canções, projeto realizado pela Aldeia Tear, em Garanhuns, Agreste Meridional.
Gravado no Teatro Reinaldo de Oliveira, no CPC Sesc Garanhuns, a Mostra foi lançada em abril de 2022 e conta com 22 apresentações agrestinas. Ao todo são mais de 30 artistas entre músicos, cantores, compositores e poetas. A junção de todo esse espetáculo resultou em dois dias que estão disponíveis no Youtube do Aldeia Tear.
Criada em 2018, a proposta da Mostra é celebrar a música contemporânea produzida no Agreste do Estado e fomentar a circulação da produção artística autoral da região. Já o nome escolhido vem do Rio Mundaú, que nasce em Garanhuns e rega essa região através dos encontros com o Rio Canhoto e o Rio Una.
“O Rio Mundaú nasce aqui, do nosso lado esquerdo e saí irrigando com seus afluentes grande parte desse Agreste. Suas águas alimentam a criatividade, a força e a ousadia desse povo que se transforma em arte e ganhará o mundo através desse registro. Então, vamos ser afluentes, braços de abraços, água de caciba e cachoeira, nascente a brotar, sejamos água de rio correndo pro mar”, narra Revoredo logo na abertura dos encontros.
O primeiro dia de canções se inicia com poesia pelas palavras de Graça Nascimento. Em seguida, Gabi da Pele Preta dá início às apresentações, juntando-se a Riah, Pierre Tenório, David Biriguy, Rogéria Dera, Rogério Diniz, Adalberto, Léo Noronha, Bella Kahun e Ciel.
No dia dois, a Mostra Mundaú de Canções começa com a poesia de César Monteiro, e segue com música nas vozes de Isabela Moraes, Jr. Black, Revoredo, Lili Novais, Neto Sales, Gido Silva, Nathalia Tenório, Álefe Passarin, Ágda e Thera Blue.
Essa segunda edição da Mostra Mundaú também contou com quatro oficinas formativas e três bate-papos online, que também estão disponíveis no YouTube do Coletivo.
Financiada pelo incentivo da Lei Aldir Blanc 2021, Mostra Mundaú teve na coordenação geral e curadoria Stephany Metódio, direção musical e curadoria Revoredo e na produção executiva e também curadoria Katarina Barbosa.