logo_viva_agreste

Exposição ‘Caminhos Tecidos’ retrata o Polo de Confecções do Agreste e encerra sua itinerância em Caruaru

O Polo de Confecções do Agreste, um dos maiores centros têxteis do Brasil, é conhecido por gerar empregos e alavancar a economia de Pernambuco. No entanto, os impactos que essa indústria gera em relação a direitos trabalhistas, desequilíbrio ambiental e êxodo rural ainda são pouco discutidos no âmbito da opinião pública. Somando-se a outras produções artísticas da região que procuram realizar e ampliar esse debate, a exposição fotográfica Caminhos Tecidos chega a Caruaru, após temporada em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, as outras duas principais cidades do Polo.

Coletivo de artistas lança exposição em Caruaru sobre Polo de Confecções (Foto: Igor Melo)

Idealizada pelo Coletivo Ciano, Cidade, a exposição Caminhos Tecidos estará aberta à visitação gratuita no Porto Digital/Armazém da Criatividade, de 16 de janeiro a 6 de fevereiro. “Trata-se de uma instalação artística que aborda uma narrativa visual e sonora com a finalidade de simular os ambientes das facções e fabricos, locais em que se dá grande parte da produção e comercialização têxtil, em especial do jeans, elemento que protagoniza o projeto”, destaca Williams Pereira, integrante do Coletivo.

A exposição é composta por 21 obras, todas assinadas coletivamente e produzidas por meio de técnicas digitais e analógicas como fine art (fotografias de arte impressas em alta qualidade) e cianotipia (processo de impressão fotográfica em tons de azul), além de intervenções coletivas em tecido. A vernissage da exposição, que acontecerá nesta sexta, dia 16, às 19h,contará com show da banda Gema Sonora, formada por artistas de várias cidades do Agreste. A mostra também conta com acessibilidade comunicacional (audiodescrição e Libras), realizada por Jéssica Santos e Michell Platini.

Assim como ocorreu em Toritama e Santa Cruz, a exposição receberá estudantes de escola pública. Em Caruaru, a parceria se dará com a ETI Prefeito João Lyra Filho. “Durante as visitações, nós mediamos atividades que estimulem o senso crítico das crianças e adolescentes, com exibição de filmes na temática têxtil e oficina de fotozine para percepção de narrativa visual”, explica Ythalla Maraysa, membro do Ciano, Cidade.

A exposição Caminhos Tecidos é idealizada e assinada por todos os integrantes do Coletivo Ciano, Cidade: Dênis Torres, Gabriella Ambrósio, Palloma Mendes, Williams Pereira e Ythalla Maraysa. O Coletivo existe desde 2021 e possui um livro digital (lançado em 2023, com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB) e já integrou a programação do São João de Caruaru e do Festival de Inverno de Garanhuns. O projeto tem incentivo da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, por meio PNAB.

Serviço:

Vernissage Exposição Caminhos Tecidos

16 de janeiro
19h – Roda de diálogo com os realizadores/expositores
20h – Buffet e show da banda Gema Sonora
Local: Porto Digital/Armazém da Criatividade – R. Jorn. Aníbal Fernandes, s/n, Centro (antigo Espaço Cultural, ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga).

Horário e funcionamento da exposição:
16 de janeiro a 06 de fevereiro (8h às 20h)

Informações:
Instagram do Ciano Cidade: https://www.instagram.com/cianocidade/

Raquel Santana (assessora de imprensa): (81)99663-0706

últimos artigos

Leia também...

No more posts to show