logo_viva_agreste

Carnaval de Pesqueira: mais de 100 anos de tradição e alegria

A cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, se tornou referência para os foliões do Estado. É que desde de 1907, quando a primeira agremiação carnavalesca, a Cambindas Velhas, foi fundada, a comemoração só tem crescido.

O boom ocorreu em 1962, após o Bloco dos Caiporas, que hoje dá nome a festa.

Carnaval de Pesqueira Bloco Os Caiporas
Os Caiporas saem às ruas de Pesqueira desde 1962 (Foto: Cortesia/ Os Caiporas de Pesqueira)

Vestidos com terno e gravata e cabeças cobertas com sacos de estopa pintados com rostos irreverentes, a brincadeira de bar tornou os Caiporas no símbolo dos festejos do momo pesqueirense.

As figuras emblemáticas estão em toda a parte da cidade, na ornamentação de Carnaval, nas lembrancinhas dos quiosques, nas camisas de alguns foliões e, claro, na fantasia de muitos, pois a tradição permanece viva.

A folia de Pesqueira é incrementada por troças, blocos públicos e particulares, agremiações, paredões, palcos com atrações culturais e com artistas de renome nacional, escolas de samba, praça de alimentação e muito mais.

Para se ter ideia do tamanho da festividade, para a edição de 2023 estão cadastradas mais de 250 agremiações.

Blocos do Carnaval de Pesqueira

Bloco do Rolamento em Pesqueira
O Bloco do Rolamento está completando 20 anos (Foto: Cortesia/ Bloco do Rolamento)

O Carnaval de Pesqueira tem como ponto forte o desfile de dezenas de blocos que atendem a todo tipo de público.

Existem blocos voltados para crianças, para advogados, policiais, comerciantes, times de futebol, escolas e muitos outros.

Há blocos públicos, abertos para qualquer folião, e os privados, que contam com serviço de bar, atrações e paredões, sujeitos à compra de abadá, a exemplo do Bloco Nojentos Pirdidos e do Bloco Só Tem Menino Besta.

Entre os blocos mais tradicionais e aclamados estão os Amantes da Lua, Os Meninos de Lulu e o 02 de Ouro; entre os irreverentes estão o Peixe na Vara, o Cai o Frasco e os Cão, nesse último os foliões desfilam com o corpo e o rosto totalmente pintados de preto. Já o Bloco das Catraias Donzelas premia o homem que usar trajes femininos da forma mais criativa.

A cada edição agremiações consagradas se unem com a nova geração para perpetuar a brincadeira. É o caso do Bloco do Rolamento que há 20 anos atrai foliões para dar cambalhotas em cima de um colchão em plena avenida. Um dos fundadores do bloco, André Maciel, explica a origem do divertimento.

“Assim como a maioria dos blocos, começou com uma brincadeira entre amigos. Hoje o bloco conta com orquestra de frevo, feijoada e gente de todas as idades, sobretudo jovens que preferem o festejo mais tradicional, fugindo dos paredões e da modernização do carnaval”, enfatiza André.

A pluralidade é muito defendida pelos organizadores do Bloco do Rolamento. “Nosso bloco é aberto para quem quiser participar, tanto que não adotamos cordão de isolamento. A venda de camisas existe, mas como forma de lembrança. Para nós, esse é o sentido do carnaval, é o povo reunido, é a soma“, afirma o fundador.

No entanto, quando se fala de bloco carnavalesco de Pesqueira, o ponto de convergência da festividade é o Bloco do Lira da Tarde.

85 anos a agremiação desfila pelas ruas da cidade nos domingos, segundas e terças de festa e arrasta uma verdadeira multidão.

Nesse tradicional bloco, gerações antigas e contemporâneas se juntam, foliões que compram o abadá se divertem junto com a “pipoca” ao som de um trio elétrico que embala o povo com hits carnavalescos e regionais.

O Lira da Tarde é uma das grandes expressões do Carnaval de Pesqueira. E em 2023 vai homenagear a voz que por décadas conduziu a festa: Sérgio Amaral, falecido no final de 2022.

“Perdemos uma das figuras-símbolos do nosso Carnaval. Sérgio Amaral será para sempre lembrado como a voz do Lira da Tarde. Organizamos uma exposição, que está acontecendo na sede do nosso bloco, contando a história dele e do legado que deixou”, ressaltou o presidente do Lira da Tarde, José Cristovam.

Figuras do Carnaval de Pesqueira

Sérgio Amaral do Lira da Tarde
Sérgio Amaral (in memoriam) é o homenageado do Carnaval 2023 de Pesqueira (Foto: Cortesia)

O Carnaval de 2023 da cidade de Pesqueira vai homenagear dois conterrâneos ilustres: Sérgio Amaral (In Memoriam) e Fifi, do Bloco 02 de Ouro.

O cantor, compositor e músico, Sérgio Amaral, comandou a folia em cima do trio do Bloco Lira da Tarde por 40 anos.

Descendente de indígenas, Sérgio não abria mão de usar um colorido cocar durante suas apresentações, numa clara demonstração da valorização de suas raízes, e por isso era carinhosamente intitulado de “Cacique do Frevo”.

Ele foi o precursor do carnaval-povão e defendia que a folia deveria ser na rua, gratuita e para todos.

Sérgio Amaral morreu em dezembro de 2022 e deixou uma legião de fãs órfãos da sua alegria. Por seu legado de vida voltado para difundir e elevar a cultura popular pernambucana, Sérgio será homenageado por Pesqueira.

A outra figura que será reverenciada no Carnaval de Pesqueira 2023 será Ademir de Souza, bisneto do fundador do nonagenário Bloco 02 de Ouro.

Fundado em 1937, o 02 de Ouro surgiu da amizade de um grupo que se reunia para jogar baralho, a tradição foi passada de geração para geração até chegar às mãos de Ademir a incumbência de levar a frente a brincadeira.

Fifi, como também é conhecido pelos moradores do município, tomou para si a missão de coordenar, organizar e preservar a identidade de um patrimônio no Estado de Pernambuco.

Fifi foi o segundo nome escolhido por voto popular para receber a homenagem.

Atrativos do Carnaval de Pesqueira

Carnaval de Pesqueira
O Carnaval de Pesqueira é um dos maiores de Pernambuco (Foto: Reprodução/ PMP)

A programação do Carnaval de Pesqueira é extensa e uma das primeiras do Estado a iniciar, pois a abertura acontece sempre nas quintas-feiras, somando seis dias de festa.

Mas as prévias acontecem desde o dia 1° de janeiro. No entanto, a versatilidade é o nome da festa na cidade. Existe programação para todos os públicos, de todas as idades, e com gostos musicais variados.

Além disso, a festa é famosa por promover o autêntico Carnaval de rua, com atrações de peso e segurança que só as cidades do interior podem proporcionar.

A soma dessas benesses, aliada com a economia atrai milhares de pessoas do Estado e regiões vizinhas, todos os anos. Você tem como curtir sem gastar tanto dinheiro, já que é possível ir andando para os polos da festa e aproveitar os blocos seguindo junto a “pipoca”.

Quem quer gastar mais um pouco pode ficar nos camarotes e acompanhar os shows e desfiles com vista privilegiada, mas há quem diga que a folia é mais bem aproveitada no meio do povão.

Opiniões à parte, a verdade é que é possível casar riqueza cultural, frevo no pé, boas atrações e tranquilidade marcando presença no Carnaval de Pesqueira. Sua única preocupação vai ser providenciar as fantasias. 🙂

últimos artigos

Leia também...

No more posts to show