Nos dias 17, 19, 20 e 23 de agosto, o Coletivo Poeira vai inaugurar o projeto “Cidade, Cidadinha, Cidadão”, em Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. Com o objetivo de aproximar crianças e jovens da cidade onde vivem, o grupo de teatro independente estreia nesses dias o seu mais novo espetáculo chamado “Apitópolis”.

De acordo com o Coletivo, a proposta do projeto é criar ações artísticas que convidem os pequenos cidadãos a reconhecerem seus lugares no mundo urbano, além de perceberem que habitar um espaço é também ter a oportunidade de questioná-lo e reinventá-lo.
“Cidade, Cidadinha, Cidadão estreia com o espetáculo ‘Apitópolis’, mas a ideia é que através de oficinas, vivências, exposições e peças teatrais a gente possa transformar crianças e jovens em participantes sensíveis, curiosos e criadores da sua própria cidade”, explica Marília Azevedo, atriz e integrante do Poeira.
Então, para garantir a diversidade dos públicos, os espetáculos acontecem a cada dia em um novo palco. No próximo domingo (17), a peça acontece no Espaço Conceição Moura, às 15h; no dia 19, a Escola Municipal Sebastião José recebe o Coletivo em dois horários, às 10h e às 15h; também com duas apresentações, a Escola de Artes do Instituto Conceição Moura vira palco para o Apitópolis, com sessões às 10h e 15h; e fechando o ciclo dos espetáculos a Comunidade João Paulo II recebe o projeto às 16h.
“Apitópolis” é uma fábula poética e bem-humorada sobre o valor da arte, do afeto e da pausa em um mundo que insiste em acelerar. Uma ode ao canto livre, à delicadeza do tempo e à força do coletivo diante da lógica opressora da eficiência sem sensibilidade. De forma lúdica e encantadora, o Coletivo Poeira faz uma crítica a forma como o Sistema ameaça a harmonia das cidades.
“Cidade, Cidadinha, Cidadão” é um projeto desenvolvido pelo Coletivo Poeira e recebe financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através do Governo do Estado de Pernambuco.
Programação Cidade Cidadinha Cidadão
17/08 – Domingo – Espetáculo Apitópolis
15h – Espaço Conceição Moura
19/08 – Terça-feira – Espetáculo Apitópolis
10h | 15h – Escola Municipal Sebastião José
20/08 – Quarta-feira – Espetáculo Apitópolis
10h | 15h – Escola de Artes do Instituto Conceição Moura
23/08 – Sábado – Espetáculo Apitópolis
16h – Comunidade João Paulo II
Sinopse do espetáculo Apitópolis
Bem-vindo a Apitópolis, uma cidade encantada onde o vento conversa com as flores, os dias têm cheiro de bolo e os pássaros regem o céu com seus cantos espontâneos. No coração da cidade, a Fábrica de Apitos reina com leveza, poesia e um sopro de afeto que move a vida ao redor. Mas a chegada do impaciente e implacável Sistema ameaça silenciar a harmonia, substituindo o ritmo natural pelo ruído da produtividade sem pausa. Quando os apitos se sobrepõem ao canto e o descanso vira crime, os pássaros se insurgem em uma greve inesperada, defendendo o direito de cantar, de sentir e de existir com alma.
Duração: 30 min
Classificação: Livre
Público: Crianças
Sobre o Coletivo
O Coletivo Poeira é natural de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, e existe desde 2017 realizando continuamente ações de fruição, formação e mediação na linguagem do teatro para uma diversidade de pessoas em uma diversidade de lugares. Permanece sendo um grupo independente que resiste difundindo e fomentando a linguagem do teatro em seu território e para além dele, objetivando levar encantamento, difundir saberes e promover encontros.