Entre os dias 25 e 29 de março, o Festival Cena Jardim movimenta o cenário cultural de Belo Jardim, Agreste Central de Pernambuco. O evento conta com uma programação de peças teatrais, apresentações de dança e exibições de audiovisual com a temática das artes cênicas. Tudo integralmente produzido e executado por coletivos belo-jardinenses.
Durante os cinco dias, o complexo cultural do Instituto Conceição Moura será o palco para as apresentações, exibições e debates. Na noite do dia 25, a abertura será realizada por todos os Coletivos que assinam a produção do Festival, o Poeira, o Maré e o Interior. Também terá uma homenagem aos movimentos teatrais do passado, com a exibição do filme “Identidade”, que conta a história do ator belo-jardinense Gilberto Brito. Por fim, vão acontecer apresentações dos grupos das oficinas e solos de convidados.

No dia 26, a programação começa às 16h com o espetáculo “De lá do Mar para cá”, do Coletivo Grão de Teatro; seguido de uma roda de conversa do Coletivo Maré com a temática “Por que mulheres fazem teatro?”. O experimento “Arisca” do Interior Coletivo e o espetáculo “Tempo Temporão”, do Poeira, encerram o segundo dia de festival.
Já na quinta-feira (27), também às 16h, o evento conta com apresentação de Batuque da Escola de Artes e a intervenção “Olha a cobra!”, do Coletivo Grão de Teatro. Mais tarde, o Interior Coletivo promove um debate sobre “Qual é a dança de Belo Jardim?”, seguido pelo experimento “Cordel de Fogo e Sangue”, do Poeira, e o espetáculo “Maré”, do coletivo homônimo à peça.
O quarto dia (28) de Cena Jardim começa com o espetáculo “Folia dos três bois”, da Escola de Artes e terá a exibição do documentário “Corpo-rua”, do Coletivo Poeira. Durante a noite o evento terá o experimento “Vozes do Ventre”, do Maré; Solos “Lascívia” e “Rebento”, do Interior; dança “No passo da moça”, do Grupo de Dança do Boi da Gente, e Coco da Escola de Artes.
Para encerrar o Festival no dia 29, os Coletivos promovem uma vivência intitulada “Como a coletividade pode mover uma cidade?”, que acontecerá na Casa dos Coletivos, no bairro do Santo Antônio, das 10h às 12h.
De acordo com a produção do evento, a proposta do festival é celebrar os últimos 10 anos de fomento às artes cênicas no município. “Há pelo menos uma década estamos presenciando e participando de um movimento importante do teatro e da dança na cidade. Durante esse tempo, coletivos surgiram e continuam surgindo, projetos estão sendo aprovados, recursos são captados e aplicados em ações de formação e fruição nessas áreas, e há a veiculação do nome de Belo Jardim em outras cidades”, afirma a atriz do Coletivo Poeira e uma das produtoras, Marília Azevedo.
O Festival Cena Jardim é uma produção do Coletivo Poeira, Coletivo Maré e Interior Coletivo, e é financiado pela Lei Paulo Gustavo, através da Fundarpe e do Governo do Estado. O projeto ainda conta com o apoio do Instituto Conceição Moura e do Sesc Ler Belo Jardim.
Programação Completa
- 25/03 – Terça-feira – Noite de Abertura:
18h – Intervenção de recepção “Cena Jardim”
(Coletivo Poeira, Coletivo Maré, Interior Coletivo, Escola de Artes, Coletivo Grão de Teatro)
18h30 – Homenagem “Cenas passadas”: Exibição do filme “Identidade” sobre Gilberto Brito e presença de Flávio Passos.
19h – Abertura oficial do Festival Cena Jardim
19h30 – Apresentações de grupos das oficinas e solos convidados
Local: Cine Teatro
- 26/03 – Quarta-feira:
16h – Espetáculo “De lá do Mar para cá” (Coletivo Grão de teatro)
Local: Cine Teatro
17h30 – Roda de conversa “Por que mulheres fazem teatro? ” (Coletivo Maré)
Local: Artesano Café
19h – Experimento “Arisca”(Interior Coletivo)
Local: Anfiteatro
20h – Espetáculo “Tempo Temporão” (Coletivo Poeira)
Local: Espaço das Máquinas
- 27/03 Quinta-feira
16h – Batuque da Escola de Artes e intervenção “Olha a cobra! ”do Coletivo Grão de teatro
Local: Espaço Conceição Moura
17h30 – Roda de conversa “Qual é a dança de Belo Jardim? ” (Interior Coletivo)
Local: Artesano Café
19h – Experimento “Cordel de Fogo e Sangue” (Coletivo Poeira)
Local: Anfiteatro
20h – Espetáculo “Maré” (Coletivo Maré)
Local: Espaço das máquinas
- 28/03 Sexta-feira
16h – Espetáculo “Folia dos três bois” (Escola de Artes)
Local: Anfiteatro
17h30 – Exibição do documentário “Corpo-rua” (Coletivo Poeira)
19h – Experimento “Vozes do ventre” (Coletivo Maré)
19h30 – Solos “Lascívia” e “Rebento”(Interior Coletivo)
20h – Dança “No passo da moça” (Grupo de Dança do Boi da gente) e Coco da Escola de Artes
Local: Cine Teatro
- 29/03 Sábado
10 às 12h – Vivência de encerramento “Como a coletividade pode mover uma cidade?”
(Coletivo Poeira, Coletivo Maré, Interior Coletivo, Escola de Artes e Coletivo Grão de Teatro)
Local: Casa Coletiva