logo_viva_agreste

Artistas agrestinos se encontram em festival no Sertão de Pernambuco

Os artistas agrestinos, Agda e Cantoria Crua, se encontram em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, para a 1ª edição do Festival Sertão A Dentro. O evento tem como objetivo misturar o universo sertanejo com a contemporaneidade, promovendo o encontro das diferentes gerações de cancioneiros populares.

“A ideia surgiu durante uma live de dois jovens cancioneiros, Neto Sales e Adalberto, que cantavam e recitavam composições próprias que se confundiam em meio aos clássicos da canção popular nordestina. No chat da live percebemos a grande interação do público, entre gerações diferentes, e muitos comentários a indagar: onde estavam os cantadores como aqueles? Em que espaços culturais poderiam vê-los em um momento pós-pandemia?”, explica Edvania.

Cantoria Crua e Agda representam o Agreste no I Festival Serão A Dentro
Cantoria Crua leva ao Sertão o disco “Vasto Mar”, primeiro EP da trinca de cantadores agrestinos
(Foto: Felipe Correia)

O Festival inicia hoje (3), com a oficina educativa “Canções do sertão: poesia e memória”, destinada exclusivamente para os alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição, localizada na zona rural da Capital do Xaxado.

Na sexta-feira (4) é a vez da roda de prosa, poesia e cantoria realizada na Fazenda Barreiros e reservada à comunidade local. Chamado de Vivência, o encontro conta a participação de Cátia de França, Reinivaldo Pinheiro, Agda, Dayane Rocha, Cantoria Crua e PC Silva. Desse encontro, o projeto prevê a gravação de um documentário.

Já no sábado (5), os mesmos artistas se apresentam na Concha Acústica, praça pública no centro de Serra Talhada. E o encerramento ocorre no dia 7 de novembro, quando os alunos da Escola Imaculada Conceição apresentam suas poesias e canções, em plena Feira Livre.

O I Festival Sertão A Dentro vai além do espaço geográfico e traz o sertão para perto da diversidade da vida em todo o interior de Pernambuco, por isso conta com uma programação bem diversificada. Os shows também serão em homenagem a artistas que faleceram recentemente, como o também agrestino Jr. Black, Miró e Jaider Esbell Macuxi.

Conheça mais sobre os artistas agrestinos que estão na programação

Agda

Natural de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional, Agda constrói atividades que envolvem poesia, música, cinema, artes plásticas e teatro.

Além da carreira solo, a artista também integra outros movimentos culturais como a amostra de música pernambucana Reverbo e coletivos de arte-educação no Sítio Alcobaça, em Buíque (PE), e Chocalho em Santa Cruz do Capibaribe.

No Sertão A Dentro, Agda traz para o palco músicas-paisagens que estarão presentes no seu novo disco, que será lançado em breve.

Cantoria Crua

Formada pela trinca de cantadores agrestinos, Neto Sales (Surubim), Adalberto e João Euzé (Garanhuns), Cantoria Crua já tem um EP lançado chamado de “Vasto Mar”.

O show do dia 5, em Serra Talhada, é um mergulho no disco do trio e em composições autorais assinadas por eles com outros artistas.

Segundo os cantadores, Vasto Mar se aprofunda no interior poético da cantoria agrestina, permitindo que o ouvinte perceba como Agreste e Sertão são pontos de convergência energética e sonora.

Confira programação completa

Quinta-feira, 03/11:

Local: Escola Municipal Imaculada Conceição, zona rural de Serra Talhada.

Oficina “Canções do sertão: poesia e memória”, com a historiadora Edvania Kehrle, a poetisa Dayane Rocha e o poeta e cantor Adalberto Tavares.

Exclusivo para os alunos da instituição.

Sexta-feira, 04/11:

Local: Instituto Serra Grande, Fazenda Barreiros, zona rural de Serra Talhada.

Vivência – Roda de prosa, poesia e cantoria com Cátia de França, Cantoria Crua, Dayane Rocha, Agda, Reinivaldo Pinheiro e apresentação de PC Silva.

Exclusivo para a comunidade e convidados.

Sábado, 05/11:

Local: Concha Acústica, Serra Talhada.

Cantoria – shows gratuitos:

19h30 – Agda

20h40 – Reinivaldo Pinheiro

22h – Cantoria Crua

23h20 – Cátia de França.

Segunda-feira, 07/11:

Local: Pátio da Feira de Serra Talhada

8h30 –  Apresentação dos alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição.

últimos artigos

Leia também...

No more posts to show