Garanhuns, Agreste Meridional, está sediando a Mostra Sesc de Cinema, que circula por cidades pernambucanas desde o início de novembro. O local onde os filmes estão sendo exibidos, nesta etapa, é o Cine Jardim, do Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc).
A programação, iniciada no último dia 28, segue até sábado (3 ), sempre às 19h30, com entrada gratuita. A Mostra está inserida na programação da Mostra Marcos Freitas – Território das Artes.
Laroyê, de Rennan Peixe, é exibido na quinta-feira (1), no Cine Jardim de Garanhuns (Foto: Divulgação)
O evento leva ao conhecimento do público o Panorama Pernambuco, que tem como objetivo fortalecer a difusão da produção do Estado, no cinema independente e tem sua programação selecionada a partir da curadoria de Naruna Freitas, coordenadora da Mostra Sesc de Cinema em Pernambuco, Cynthia Falcão, antropóloga e realizadora audiovisual, e Fernando Pereira, instrutor de Cinema no Sesc Petrolina.
Na quinta-feira (1) tem “Iyá DúDú, Devoção e Resistência”, de Renata Mesquita (Livre), “Disputa”, de Willian Tenório (Livre), “Yakhe – Nossos Corpos”, de Tayho Fulni-ô (10 anos), e “Laroyê”, de Rennan Peixe (Livre).
A Mostra tem uma pausa na sexta (2), voltando no sábado (3), com “Luazul”, de Letícia Batista e Vitória Liz (Livre), “Filhos da Noite”, de Henrique Arruda (12 anos), e “Incendiárias, Filhas do Fogo”, de Aurora Jamelo e Sophia William (Livre).
Após o fim de cada sessão, são realizados debates sobre a produção audiovisual pernambucana, com mediação de Gabi Saegesser, professora de Audiovisual do CPC Sesc, Geicy Albuquerque e Gislainy Nascimento, integrantes do Núcleo de Desenvolvimento em Audiovisual do CPC Sesc, coordenado por Gabi. No último dia, o debate é com os realizadores Henrique Arruda e Sophia William.
Já foram transmitidos na Mostra os seguintes filmes:
- “Manguebit”, documentário de Jura Capela (Livre).
- “Eu Sou Raiz”, de Cíntia Lima e Lílian de Alcântara (Livre).
- “Da Boca da Noite à Barra do Dia”, de Tiago Delácio (Livre).
- “Serra da Inveja”, de Bruna Leite, Henrique Lapa e Ioanna Papou (Livre).
- “O Menino que Tinha Medo do Rio”, de Marcos Carvalho (10 anos).
- “Apolo”, de Paulo de Sá Vieira (Livre).
- “Ex-Humanos”, de Mariana Porto (Livre).
- “Modelo Vídeo”, de Leonardo Lacca (Livre).
- “A Poesia do Despercebido”, de Ana Luiza Yoneda (Livre).