A produtora cultural Twerk Caruaru concluiu a Formação em Twerk – Nível Básico, projeto gratuito que uniu dança, empoderamento e diversidade em Caruaru. Realizada entre agosto e outubro, a iniciativa reuniu 15 mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em uma experiência de aprendizado e fortalecimento coletivo.
Com 32 horas de aulas, o curso explorou o aspecto técnico do twerk e seu contexto histórico e cultural, resgatando a dança como uma expressão artística de resistência e identidade. As aulas foram ministradas no Domaine Estúdio de Dança por Niny Nascimento, idealizadora do projeto e fundadora da Twerk Caruaru, e por Briê Silva, fundadora da Twerk Recife e referência internacional no estilo.

“Quando nos permitimos dançar, a vergonha dá lugar à liberdade. Por isso, nosso objetivo foi criar um espaço seguro e inclusivo, onde cada participante pudesse se reconectar com seu corpo e compreender o twerk não apenas como técnica, mas como uma linguagem artística e política. Ao longo do curso, as alunas descobriram que o movimento pode ser leve, livre e curativo”, explica a produtora Niny Nascimento.
Dividida em quatro módulos, a formação abordou temas como preparação física, consciência corporal, anatomia pélvica e ciclo da pelve. As participantes aprimoraram técnicas de mobilidade, flexibilidade e resistência, além de explorar, por meio de práticas e dinâmicas em grupo, a relação entre o ciclo menstrual, as emoções e o movimento.
“É uma terapia que trabalha a feminilidade e a energia. É algo de dentro para fora; não é só rebolar ou fazer os movimentos. Você traz sua sensualidade, sua energia, se acha mais bonita e deixa de se importar com o corpo. Você simplesmente dança”, afirma Carla Ramos, participante da formação.
O projeto Formação em Twerk – Nível Básico foi realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, na categoria Formação e Pesquisa Artístico-Cultural.
A realização foi coordenada por Niny Nascimento, com produção executiva de Ingrid Gonçalves, assistência de Dan e monitoria de Marisflora. A comunicação contou com Oficina Embuá no design, Gabriela Luna na assessoria de imprensa, Sabrinna Alento nas mídias sociais, Rhaynara Janaina na produção de acessibilidade e Dayana Lopes na fotografia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @twerk.caruaru.