Integrando a programação do Ciruito Dança Jardim, o espetáculo O Idioma das Árvores chega ao auditório da EREM Belo Jardim nesta sexta, a partir das 19h30. O evento, produzido pelo Coletivo Interior, é gratuito, aberto ao público geral e conta com acessibilidade em libras.
Outras duas apresentações já estão marcadas para acontecer ainda no mês de novembro em escolas da rede pública de ensino. No dia 18 é a vez da Escola Professor Donino receber o espetáculo, também às 19h30. Já na Escola Maria Galvão, a performance acontece no dia 24 no mesmo horário.
De acordo com uma das integrantes, Marília Azevedo, a apresentação trata-se de um espetáculo de dança contemporânea. “Cinco intérpretes constroem uma movimentação fluída, numa junção de ar e água, sustentada pela mãe terra e atravessados pela palavra poética”, explica.
O espetáculo faz parte do Circuito Dança Jardim, projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco, apoiado pelo Sesc Ler Belo Jardim e executado pelo grupo de dança belo-jardinense, Coletivo Inteior.
Além das perfomances, o circuito conta com uma grade de oficinas de dança que já está acontecendo na cidade de Belo Jardim e beneficia 20 jovens dessa área. O primeiro encontro realizado pela professora e pesquisadora, Renata Lima, teve como prospota apresentar ritmos populares de Pernambuco.
Nos dias 12 e 13 acontece a oficina “Introdução à dança contemporânea”, com a Coletiva, grupo representado pelas dançarinas Gardênia Fernandes Coleto e Marcela Felipe. O terceiro encontro, nos dias 19 e 20, é comandado por Lane Luz, que traz para a sala de aula a temática “Dança-teatro: Um corpo em expressão”.
Iara Izidoro trabalha a poética performativa que recorre ao tempo como determinante criativo na última oficina, que acontece nos dias 25 e 26. Intitulada como “O que Permanece aqui – Dança e Hibridismo”, a aula encerra as atividades formativas do circuito.
Já no dia 27 de novembro, no auditório da EREM Belo Jardim, o Coletivo Interior vai realizar o encerramento do evento com a apresentação dos solos de cada aluno e entrega de certificados.
“Esse projeto vem para atender uma demanda formativa dos artistas trabalhadores da dança na cidade de Belo jardim- PE, de investigar soluções técnicas para a criação e execução da dança relizada no contexto de uma cidade do interior“, ressalta Marília Azevedo.
Confira a programação completa
1º fim de semana:
4/11 (Sexta-feira) – 19h
Audições de solo (com interprete de Libras)
Local: Auditório da EREM Belo Jardim
5/11 (Sábado) – 9h às 12h e 14h às 17h
Oficina “A dança ao redor: Os ritmos populares de Pernambuco” (Renata Lima – Caruaru PE)
Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim
6/11 (Domingo) – 9h às 12h
Vivência com o Interior Coletivo (Belo Jardim PE)
Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim
2ºfim de semana:
11/11 (Sexta) – 19h30
Espetáculo “O Idioma das Árvores” (Interior Coletivo – PE) (com interprete de Libras)
Local: Auditório da EREM Belo Jardim
12/11 (Sábado) – 9h às 12h e 14h às 17h e 13/11 (Domingo) – 9h às 12h
Oficina “Introdução à dança contemporânea” (COLETIVA – Gardênia Fernandes Coleto e Marcela Felipe – Recife PE)
Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim
3º fim de semana:
18/11 (Sexta) – 19h30
Espetáculo “O Idioma das Árvores” (Interior Coletivo-PE) (com interprete de Libras)
Local: Auditório da Escola Professor Donino.
19/11 (Sábado) – 9h às 12h e 14h às 17h e 20/11 (Domingo) – 9h às 12h
Oficina “Dança-teatro: Um corpo em expressão” (Lane Luz – Recife PE)
Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim.
4º fim de semana:
24/11 (Quinta) – 19h30
Espetáculo “O Idioma das Árvores” (Interior Coletivo-PE) (com interprete de Libras)
Local: Escola Maria Galvão
25/11(Sexta) – 9h às 12h e 14h às 17h e 26/11 (Sábado) – 9h às 12h
Oficina “O que Permanece aqui – Dança e Hibridismo” (Iara Izidoro – Recife PE)
Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim.
27/11 (Domingo) – 17h
Evento de encerramento (com interprete de Libras)
Local: Auditório da EREM Belo Jardim.
Sobre o Coletivo Interior
O coletivo de dança existe desde janeiro de 2018, tendo surgido na cidade de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, a partir da provocação do núcleo de pesquisa em dança do SESC LER Belo Jardim.
Além disso, o grupo nasce também da vontade coletiva de construir um trabalho a cerca da investigação do corpo na Dança, baseado em estudo e pesquisa da linguagem popular e contemporânea.