logo_viva_agreste

Agora Agreste: exposição reúne 8 artistas de diferentes linguagens, em Caruaru

Com o intuito de cruzar linguagens, suportes e gerações, a exposição Agora Agreste reúne o trabalho de oito artistas na Galeria Grão de Barro, no Alto do Moura, em Caruaru. As obras ficam expostas durante um mês, encerrando no dia 22 de dezembro.

Além de criar um diálogo potente entre os artistas e seus trabalhos, a exposição também pretende sintonizar o Agreste com o mercado de Arte Contemporânea Brasileiro.

A primeira edição traz a artesã Nicinha Otilia, o artista Chico Dantas e a mestra Terezinha Gonzaga. Também fazem parte do grupo as artistas Brenda Bazante, Luisa Almeida e Thalyta Monteiro, o fotógrafo Geyson Magno e o artista Ratinho.

Agora Agreste conta ainda com a participação da artista mineira Raquel Sliba, que vem a primeira vez ao Nordeste para uma imersão na comunidade de artesãos do Alto do Moura.

Quem são os artistas agrestinos?

Dos oito artistas convidados para exposição, cinco são do Agreste de Pernambuco. Os outros três são de outras regiões e Estados.

Nicinha Otilia (PE)

A caruaruense Nicinha também tem peças suas expostas
Moradora do Alto do Moura, Nicinha vai expor seus trabalhos na exposição Agora Agreste (Foto: Géssica Amorim/MZ Conteúdo)

A artesã caruaruense, Nicinha Otilia, carrega no sangue o ofício com o barro. Admiradora do trabalho de Mestre Vitalino, a artista trabalha fazendo esculturas de barro há mais de 50 anos.

Detalhes de seu trabalho, as peças e o dia a dia no bairro que mora, o Alto do Moura, podem ser acompanhados pelo Instagram de Nicinha.

Terezinha Gonzaga (PE)

O trabalho de Terezinha lhe rendeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco (Foto: arquivo pessoal)

Também moradora do Alto do Moura, Terezinha Gonzaga trabalha com o barro há decadas e hoje a família também participa do ofício artístico.

Por toda a sua contribuição com a cultura caruaruense e, consequentemente, pernambucana, a artesã recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Para conhecer mais sobre a artista e seus trabalhos, acesse o perfil no Instagram.

Thalyta Monteiro (PE)

Belo-jardinense integra o grupo de artistas da exposição coletiva no Alto do Moura (Foto: Thalita Rodrigues)

A artista visual Thalyta Monteiro é natural de Belo Jardim, Agreste Central. Suas pesquisas e produções artísticas tem a natureza, o corpo e a imaterialidade das sensações como principais fontes.

Em outubro de 2021, a artista lançou sua primeira exposição individual na galeria de artes do Sesc Ler Belo Jardim, Bulbos. Suas obras podem ser vistas e adquiridas pelo perfil Casa Pássaro.

Geyson Magno (PE)

Fotógrafo do “Encourados”, Geyson retrata a vida do vaqueiro nordestino (Foto: Geyson Magno)

Residindo no Alto do Moura, Geyson Magno trabalha como fotógrafo e vai expor alguns de seus registros na exposição Agora Agreste.

Em 2006, o profissional lançou Encourados, um inventário fotográfico, investigação sonora e registros escritos sobre o vaqueiro e a lida com o gado.

Ratinho (PE)

Artista convidado e dono da galeria Grão de Barro, Ratinho expõe suas obras em cerâmica (Foto: Géssica Amorim/MZ Conteúdo)

Conhecido como Ratinho Artes, o artista caruaruense tem um trabalho diferenciado com a cerâmica. Além de brincar com os formatos das peças, Ratinho também pinta as obras com cores bem vivas.

A exposição Agreste Agora acontece no espaço da sua galeria, que fica no Alto do Moura.

Outros artistas convidados

Brenda Bazante é uma artista visual e pesquisadora do Recife, que se junta ao artista paraibano Chico Dantas e a artista gravurista Luisa Almeida.

Programação completa

22/11

18h30 – Vernissage

20h – Exibição do Documentário “Estados da arte”, do Canal Curta com o episódio Materialidades com o artista Carlos Mélo.

(Galeria Grão de Barro)

25/11

11h – Palestra “Barro e psicanalise” com a artista e psicanalista Raquel Saliba.

(Casa do Lucio – Alto do Moura)

Serviço

De 22 de novembro a 22 de dezembro de 2022
sexta/sábado e domingo, 10h às 22h, ou agendamento pelo telefone (81) 997915616.

Galeria Grão de Barro – Rua Jaime Cicero de Aquino, nº 59, Alto do Moura (ao lado do Museu Mestre Vitalino).

últimos artigos

Leia também...

No more posts to show