Nos dias 23 e 24 de novembro, Belo Jardim, no Agreste Central de Pernambuco, será palco de um evento que celebra a riqueza cultural e ancestral dos povos de terreiro. O Festival Terreiro de Arte: O Ilê Convida chega à sua segunda edição com uma programação intensa e gratuita que une música, oficinas e debates, destacando o papel das Comunidades Tradicionais no século XXI: Terreiros e Quilombos.
Idealizado pelo Terreiro Ilê Axé Oxum Ipondá e realizado pela Poiesis Produções, o festival se consolida como uma manifestação cultural fortalecida e essencial para o resgate e valorização das tradições da matriz africana em Pernambuco.
A edição deste ano também faz alusão ao Dia da Consciência Negra, reforçando a importância de fortalecer a negritude e celebrar a memória e as tradições ancestrais.
Confira a programação do Festival
23 de novembro, Sábado
14h– Oficina Ritmos dos Orixás com Leozinho Lira
19h– Roda de conversa: Comunidades tradicionais no século XXI: Terreiros e Quilombos
Convidados: Neto de Oxum, Elaine Lima e Omoiji
24 de novembro, Domingo
16h– Shows: Ilê Axé Oxum Ipondá, Boi da Gente, Coco Pisada Segura e Afroito.
O festival celebra a musicalidade dos povos de terreiro por meio de apresentações que salvaguardam a memória e os saberes da matriz africana, além de promover espaços de diálogo sobre o papel dos terreiros e quilombos na contemporaneidade.
A iniciativa ressalta o papel das comunidades tradicionais como pilares de resistência, cultura e identidade negra.
Seviço
O que: Festival T erreiro de Arte: O Ilê Convida
Quando: 23 e 24 de novembro
Onde: Viana e Moura da BR, Rua 5, nº 189, Belo Jardim/PE
Entrada: Gratuita