logo_viva_agreste
Cidades do Agreste

Em Pernambuco, o Agreste se divide em três regiões, são elas: Agreste Central, Agreste Meridional e Agreste Setentrional. Ao todo são 71 municípios no Agreste pernambucano. Mas, nesse primeiro momento do projeto, a gente vai trabalhar com 16 deles. Com o passar do tempo e com tua ajuda, a gente quer descentralizar ainda mais o Viva Agreste, mostrando (e se amostrando) o melhor do interior de Pernambuco. Veja a seguir o que tem por trás de alguns municípios.

Agrestina

Terra da Mazuca

AGRESTINA

Localizada no Agreste Central de Pernambuco, Agrestina é conhecida como a Terra da Mazuca. O codinome vem de uma manifestação cultural chamada Mazurca, dança que vem do encontro entre a cultura negra, indígena e europeia.

Barra de guabiraba

Terra das Águas Subterrâneas

Barra de guabiraba

Barra também é conhecida pelas belas cachoeiras, como a Cachoeira do Galo, da Onça e do Chapadão. Outros dois pontos turísticos importantes da cidade são a Pedra Dourada e o Casarão de Burarema.

BELO JARDIM

Terra dos Músicos

belo jardim

A cidade ganhou o título de Terra dos Músicos no século 19, quando surgiram as primeiras bandas marciais. Ainda hoje, as escolas Filarmônica e Cultura formam músicos no município. Além de existir também uma nova cena artística.

bezerros

Terra do Papangu

bezerros

No Carnaval, Bezerros brinca de papangu. Já no São João, a cidade se encontra no alto da Serra Negra. A terra do xilogravurista J. Borges abriga também o Centro de Artesanato de Pernambuco.

bonito

Terra das Cachoeiras

bonito

Bonito é bonito mesmo! Quem vai nessa cidade do Agreste Central se encanta com tantas paisagens naturais. Entre os principais pontos turísticos estão a Cachoeira Véu da Noiva, Barra Azul, Pedra Redonda e o Teleférico de Bonito.

Brejo da Madre de Deus

Capital Agroecológica

brejo da madre de deus

Nacionalmente famosa por ser palco da Paixão de Cristo, no Teatro Nova Jerusalém, Brejo da Madre de Deus também é destaque na agroecologia. Um dos pontos turísticos do munícipio é o Parque das Esculturas Monumentais.

buíque

Terra da Pecuária

Buíque

A cidade no Agreste Meridional é casa do segundo maior parque arqueológico do Brasil, o Vale do Catimbau. O parque também abrange as cidades Tupanatinga, Ibimirim e Sertânia. Por lá, aventuras, histórias e belezas naturais não vão faltar.

caruaru

Capital do Forró

caruaru

Mundialmente conhecida por fazer o melhor e maior São João do Mundo, Caruaru é a casa de grandes nomes do artesanato de barro, como Mestre Vitalino. Do Alto do Moura, passando pelo Morro Bom Jesus até a Feira de Caruaru, tudo na Princesa do Agreste respira cultura.

garanhuns

Cidade das Flores

garanhuns

Frio, Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), flores e muita arte. Esse é um resumo de toda a grandiosidade que essa cidade do Agreste Meridional tem em seu território. Alguns dos principais pontos turísticos são: Parque Euclides Dourado, Parque Ruber Van Der Linder e Castelo de João Capão. Mas é conhecida, principalmente, por ser a Terra de Dominguinhos.

gravatá

Terra do Morango

gravatá

Quem for visitar a Suíça Brasileira, não pode deixar de conhecer os principais pontos turísticos. Reserva Ecológica Serra do Contente, Ponte Férrea Cascavel e o Mirante do Alto do Cruzeiro são paradas obrigatórias. E não se acanhe, tá liberado se apaixonar pelos móveis rústicos que a cidade possui.

PESQUEIRA

Terra da Renascença

pesqueira

Conhecido pela delicadeza e força da renda de renascença, o município também se destaca na produção de doce, uma maravilha da gastronomia local. Além disso, a cidade ainda é casa do Povo Xukuru do Orubá, e entre seus prédios históricos tem espaço para o excêntrico Castelo dos Torres.

sairé

Terra das Laranjas

sairé

A Terra das Laranjas é referência em compostagem e tratamento de resíduos, mas não é só de agricultura que a cidade se mantém. Sairé também produz um tipo de fogueteiro chamado buscapé que de tão forte na cidade ganhou uma festa, o tradicional Festival do Buscapé. Entre os pontos turísticos estão o Rio Sirinhaém e as cachoeiras das Cobras e Poço Fundo.

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Terra da Sulanca

Santa cruz do capibaribe

Polo de confecções, a cidade é famosa pela Feira da Sulanca, atraindo excursões de todo Brasil. A feira acontece no Moda Center, o maior centro atacadista de confecções do país. Importantes pontos turísticos são o Parque Florestal Fernando Silvestre e o Sítio Arqueológico da Serra do Pará.

Surubim

Terra de Capiba e Chacrinha

surubim

Esse território cheio de cultura no Agreste Setentrional foi berço pra dois grandes artistas do Brasil, o pianista Capiba e o apresentador Chacrinha. A cidade também é conhecida pelo tradicional Boi Surubim e pelo Parque dos Mamulengos Gigantes, que fica localizado na Lagoa Nova.

Taquaritinga do norte

Capital do Café

taquaritinga do norte

Vai um cafezinho aí? A Capital do Café é a maior produtora desse grão em Pernambuco e tem até um festival em homenagem a bebida quentinha. Também se destaca no circuito de cinema do Estado, sediando um dos maiores festivais, o Curta Taquary. Pra quem quer turistar, vale a pena visitar a Fazenda Boa Vista, os Mirantes e a Rampa do Pepê.

tupanatinga

Terra das Águas

Tupanatinga

A Terra das Águas abriga também parte do Parque Nacional do Catimbau. Também se destaca pelos grupos folclóricos da cidade e no artesanato tem forte influência do crochê.

novidades fresquinhas

Muito massa tu por aqui! Se quiser saber mais sobre a cultura fomentada no interior de Pernambuco, deixa teu e-mail que a gente te manda as novidades, visse?!

*fica de boa, a gente não vai te mandar spam.
viva-agreste-logo-horizontal-branca

Difundir é descentralizar!
O Viva Agreste é um portal de notícias pra pesquisar, registrar, difundir e descentralizar a cultura do Estado de Pernambuco. Mostrando as manifestações culturais e seus agentes do Agreste. 

Categorias

© 2022 Todos os direitos reservados ao Projeto Viva Agreste.