A cantora e compositora autoral Lili Novais, de Garanhuns, Agreste Meridional de Pernambuco, celebra a chegada de “Caminhos”, mais novo EP da artista, às plataformas de música na internet. A obra reúne quatro canções, com reflexões sobre a sede de estar plenamente na vida e saborear o tempo que se tem. A produção musical é assinada por Isadora Melo, do Recife, além da coprodução do pernambucano Rafael Marques. Escute o álbum aqui.
“O EP é lançado para tocar aquilo que caminha no profundo. ‘Caminhos’ detalha o desprendimento e a coragem de se lançar no mistério. Os caminhos se abrem no tempo e o universo conversa com a gente”, declara Lili.

Os títulos das músicas são “Bom dia”; “Melífluo”; “Deixa o povo achar” e “Sede”, exatamente nessa sequência. A capa do EP é da autoria de Cecília Távora, de Caruaru, Agreste Central, e as fotografias são de Carlos Tenório, de Garanhuns. A gravação aconteceu no estúdio Carranca, no Recife. A mixagem e a masterização foram realizadas pelo pernambucano Evangelista Junior.
“A sequência das canções foi cuidadosamente pensada como uma prática de meditação: começa abrindo espaço para a intuição, segue por sentimentos que nos afastam do agora e, por fim, conduz à busca de retornar ao momento presente, convidando a pessoa ouvinte a uma experiência de pausa e escuta interior”, destaca.
Sobre Lili Novais
Cria de Garanhuns, no Agreste do estado, a mineira Lili Novais reúne uma equipe técnica toda pernambucana em “Caminhos”: Efraim Rocha (contrabaixo); Nino Alves (percussão); Rafael Marques (bandolim); Alexandre Rodrigues (sopros); Rubem França (violão); Waleson Queiros (guitarra); Arthur Rocha, Sue Ramos, Joaninha Xeba e Isadora Melo (coro).
O EP “Caminhos” tem incentivo público, com o financiamento pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal e no estado pelo Governo de Pernambuco, Fundarpe e Secretaria de Cultura (Secult-PE).
O perfil de Lili Novais está nas plataformas digitais desde 2021, agora com mais de 10 sons disponíveis. Este ano, lançou a música “Saudade”, com a participação do pernambucano PC Silva, de Serra Talhada, no Sertão, além de disponibilizar um audiovisual. Mais recente, também fez parceria com Gael Vila Nova, de Caruaru, na canção “Sonhei Contigo” (composição de ambos).
Vale lembrar que o EP de estreia da artista chama-se “Meu Canto no Mundo” (2022), com quatro canções, uma delas tendo a presença da recifense Flaira Ferro. No mesmo ano, lançou a música “Do Jeito Mais Simples”, juntamente com um audiovisual. Já a música “Agora” (2021), que chegou com clipe gravado em Garanhuns, é o primeiro lançamento da carreira solo da cantora e compositora.
Entre as vivências artístico-culturais por Pernambuco, Lili já realizou shows em festivais, como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Mostra Leão do Norte e o Festival de Música Autoral de Garanhuns (FEMUAG), além de apresentações em espaços estudantis, saraus, feiras de artesanato e participações em ações afirmativas da cultura.

Em 2017, a artista começa a compor e é convidada para o “Sarau Poétnico”, onde passou a desenvolver canções em diálogo com os poemas do próprio coletivo, criado pelo poeta pernambucano César Monteiro, do quilombo Curiquinha dos Negros, na cidade de Brejão, também Agreste Meridional.
Lili Novais também já esteve pelo Viva Agreste, citada em um artigo sobre a mulher na música, sendo destaque entre as 11 cantoras do Agreste que você precisa conhecer. A matéria aborda a história da cantora com a música e suas obras.
Show de lançamento
No dia 23 de novembro deste ano, Lili Novais faz a apresentação musical ao vivo do EP “Caminhos” no Sesc Garanhuns (Teatro Reinaldo de Oliveira), trazendo sua banda para o palco.
EP “Caminhos” (2025) – ficha técnica geral
Voz e composições: Lili Novais
Produção musical: Isadora Melo
Coprodução musical: Rafael Marques
Contrabaixo: Efraim Rocha
Percussão: Nino Alves
Bandolim: Rafael Marques
Sopros: Alexandre Rodrigues
Violão: Rubem França
Guitarra: Waleson Queiros
Coro: Arthur Rocha, Sue Ramos, Joaninha Xeba, Isadora Melo e Lili Novais
Mixagem e masterização: Evangelista Junior
Gravação: estúdio Carranca (Recife – bairro da Torre)
Capa e identidade visual: Cecília Távora
Fotografia: Carlos Tenório
Assessoria de imprensa: Daniel Lima e Leo Wanderley




