logo_viva_agreste

Corpo Popular difunde a cultura tradicional de Pernambuco através da Dança em escolas municipais

Nos dias 19, 21 e 26 de agosto, a Circulação – Corpo Popular chega às escolas municipais de Belo Jardim difundindo o passo, o canto, os contos e o batuque da cultura popular de Pernambuco.

A Escola Municipal Professora Maria Antonieta de Barros, o Centro Comunitário Municipal Castelinho e o Centro de Referência Municipal Professor José Vieira da Costa se transformarão em palco para apresentações de dança e vivências mediadas pelas intérpretes-criadoras do Interior Coletivo – grupo de pesquisa, criação e formação em Dança Contemporânea/Popular de Belo Jardim, PE.

Escolas Municipais de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, recebem circulação de dança gratuita
Além da circulação, Corpo Popular também realizará uma oficina de assessibilidade para projetos culturais

A apresentação intitulada “Corpo Popular” reúne as essências de diversas manifestações populares que existem e resistem no nosso país Pernambuco. O objetivo é aproximar os estudantes da rede municipal de Belo Jardim da potência da cultura pernambucana, trazendo não apenas a corporeidade do Maracatu, Frevo, Coco, Xaxado, Caboclinho e Afoxé, mas também as histórias e contos dessas manifestações, que são incorporadas à narrativa da dança com enfoque educacional e poético.

Pensando na importância de desenvolver um espaço de experimentação para o processo de adesão ao conhecimento dentro das instituições contempladas, a ação também contará com uma vivência integrativa que aborda as tradições surgidas em Pernambuco e como elas reverberam no contexto da cidade. Será um momento prático-teórico de diálogo e dança, no qual os estudantes aprenderão as bases do Maracatu e do Coco, refletindo sobre os desdobramentos dessas manifestações em Belo Jardim.

Além das ações principais acima citadas, como medida de acessibilidade, a Circulação Corpo Popular também oferecerá uma formação sobre Acessibilidade na Cultura, voltada para os artistas locais. Essa formação tem como objetivo discutir caminhos alternativos para promover a acessibilidade no meio artístico-cultural de maneira ativa, com foco no território da cidade.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 20 de agosto, por meio do Instagram
@interior_coletivo_.

Essa é uma ação contemplada pelo Edital nº 007/2024 de Fomento à Execução de Ações Culturais da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco.

últimos artigos

Leia também...

No more posts to show