Nos dias 19, 21 e 26 de agosto, a Circulação – Corpo Popular chega às escolas municipais de Belo Jardim difundindo o passo, o canto, os contos e o batuque da cultura popular de Pernambuco.
A Escola Municipal Professora Maria Antonieta de Barros, o Centro Comunitário Municipal Castelinho e o Centro de Referência Municipal Professor José Vieira da Costa se transformarão em palco para apresentações de dança e vivências mediadas pelas intérpretes-criadoras do Interior Coletivo – grupo de pesquisa, criação e formação em Dança Contemporânea/Popular de Belo Jardim, PE.

A apresentação intitulada “Corpo Popular” reúne as essências de diversas manifestações populares que existem e resistem no nosso país Pernambuco. O objetivo é aproximar os estudantes da rede municipal de Belo Jardim da potência da cultura pernambucana, trazendo não apenas a corporeidade do Maracatu, Frevo, Coco, Xaxado, Caboclinho e Afoxé, mas também as histórias e contos dessas manifestações, que são incorporadas à narrativa da dança com enfoque educacional e poético.
Pensando na importância de desenvolver um espaço de experimentação para o processo de adesão ao conhecimento dentro das instituições contempladas, a ação também contará com uma vivência integrativa que aborda as tradições surgidas em Pernambuco e como elas reverberam no contexto da cidade. Será um momento prático-teórico de diálogo e dança, no qual os estudantes aprenderão as bases do Maracatu e do Coco, refletindo sobre os desdobramentos dessas manifestações em Belo Jardim.
Além das ações principais acima citadas, como medida de acessibilidade, a Circulação Corpo Popular também oferecerá uma formação sobre Acessibilidade na Cultura, voltada para os artistas locais. Essa formação tem como objetivo discutir caminhos alternativos para promover a acessibilidade no meio artístico-cultural de maneira ativa, com foco no território da cidade.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 20 de agosto, por meio do Instagram
@interior_coletivo_.
Essa é uma ação contemplada pelo Edital nº 007/2024 de Fomento à Execução de Ações Culturais da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco.