Com o propósito de democratizar ainda mais o acesso aos espetáculos de teatro em Belo Jardim, no Agreste Pernambucano, o Coletivo Poeira realiza a segunda edição do “Teatro em Todo Canto”, nos dias 17, 18, 19, 20 e 23 de agosto. Ao todo são seis apresentações do espetáculo “Cordel de Fogo em Sangue”, tudo gratuito e aberto ao público.

No primeiro dia (17), o espetáculo acontece no Espaço Conceição Moura, às 18h30. Já no dia 18 serão duas apresentações, uma às 10h para a Escola Municipal Maria Antonieta Gomes Barbosa e outra às 15h para a EREM João Monteiro. Dia 19 é a vez do SESC Ler Belo Jardim ser palco do “Cordel de Fogo em Sangue”, às 19h30. Às 18h, no dia 20, a apresentação acontece na Escola de Artes do Instituto Conceição Moura. E para encerrar esta segunda edição, no dia 23 de agosto, o espetáculo ganha vida na Comunidade João Paulo II.
Nesta ação, o público vai se deparar com uma obra que retrata paixão e luta. Em “Cordel de Fogo em Sangue”, o Coletivo Poeira experimenta uma interpretação mais realista e amplia a utilização da poesia e da música na cena. O espetáculo gira em torno de quatro personagens, que se atravessam no jogo do teatro e se perdem no tempo, abordando relações de trabalho, poder, luta pela terra e por liberdade.
De acordo com os integrantes do Coletivo, a proposta do Teatro em Todo Canto é popularizar ainda mais o fazer teatral em Belo Jardim, criando novos públicos e mostrando que é possível realizar apresentações em espaços mais marginalizados ou até mesmo impensáveis para este tipo de atividade. Esta é uma ação independente do Poeira.
Programação Completa do Teatro em Todo Canto
17/08 – Domingo – Espetáculo Cordel de Fogo e Sangue
18h30 – Espaço Conceição Moura
18/08 – Segunda-feira – Espetáculo Cordel de Fogo e Sangue
10h – Escola Municipal Maria Antonieta Gomes Barbosa
15h – EREM João Monteiro
19/08 – Terça-feira – Espetáculo Cordel de Fogo e Sangue
19h30 – Sesc Ler Belo Jardim
20/08 – Quarta-feira – Espetáculo Cordel de Fogo e Sangue
18h – Escola de Artes do Instituto Conceição Moura
23/08 – Sábado – Espetáculo Cordel de Fogo e Sangue
18h30 – Comunidade João Paulo II
Sinopse
O casamento de Rosa com o senhor do engenho se aproxima, mas se aproxima também uma revolta dos trabalhadores do engenho. Enquanto a tensão entre amor, poder e luta cresce, o engenho vira palco de conflitos de amor e poder ao mesmo tempo em que o fogo ameaça se aproximar. Cordel de Fogo e Sangue é uma tragédia brasileira sobre memória, resistência e disputa por liberdade.
Duração: 50 min
Classificação: Livre
Público: Jovens e Adultos
Sobre o Coletivo
O Coletivo Poeira é natural de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, e existe desde 2017 realizando continuamente ações de fruição, formação e mediação na linguagem do teatro para uma diversidade de pessoas em uma diversidade de lugares. Permanece sendo um grupo independente que resiste difundindo e fomentando a linguagem do teatro em seu território e para além dele, objetivando levar encantamento, difundir saberes e promover encontros.