Domingo (27), Belo Jardim recebe evento cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra. Na programação tem apresentações culturais, venda de comidas típicas afro-brasileiras e feira de artesanato. A iniciativa da Prefeitura Municial, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo (Seculte), homenageia o Babalaow Ifá bomin, conhecido como Pai Tota (in memoriam).
A programação se inicia com o cortejo do Boi da Gente, marcado para às 16h, saindo da Praça do Padre Cícero em direção ao Calçadão da Praça dos Motoristas, onde já estará acontecendo a feira de artesanato.
Além do grupo de maracatu, a Associação Vida Jovem de Capoeira e o Grupo de Dança do Quilombo Barro Branco também se apresentam. O encerramento acontece às 20h, com uma homenagem a Pai Tota.
O homenageado escolhido é o fundador do Ilê Axé Oya Ogumtô, primeiro terreiro de Belo Jardim e que está prestes a completar 50 anos de tradição. Pai Tota veio à óbito em dia 31 de outubro, deixando um legado de força e resistência.